sábado, 27 de dezembro de 2014

Espanha e Cambotas: Paraísos!

Estou aqui de volta galera, sumi de novo né?  Esse ano foram tantos altos e baixos... 2 mudanças de casa as pressas, instabilidade no trabalho, fiquei mal de saúde 2 vezes... foi difícil manter-me fiel ao blog mas não poderia deixar o ano passar sem comentar da Espanha e de Cambotas J

Rodellar

Outubro de 2014 foi um mês de sonhos J !!! Eu, Kbeça e Felipinho (Coxinha) embarcamos na lua de mel de Claudinha e Sandro ao pais das rocas: Espanha! Como sempre sonhei por este momento desde que me conheço por escaladora.

Rodellar
Dia 05 de Outubro, após o lindo e descontraído casamento da Claudinha e Sandro no dia 04, partimos para Barcelona. Ficamos no hostel Black Swan (www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Black-Swan/Barcelona/66913), simples, limpinho e muito bem localizado.

Lindo casamento de Claudinha e Sandro no Espaço Mandalla - Cipó

Dia 06 fomos as compras. Acho que foi o dia da trip mais emocionante para o nosso amigo Felipinho muambeiro, rs. Fomos as lojas Decathon (www.decathlon.es), Barrabes (www.barrabes.com), Vèrtic (www.verticoutdoor.com/vertic-barcelona) e fizemos a festa. A Europa é mais cara que os EUA para a compra de equipo e roupas de escalada mas perto dos impostos do Brasil tudo é festa. Parecíamos crianças em lojas de brinquedos, rs. Não queríamos perder tempo, comemos Kebab sentados na calçada da movimentada e cosmopolita rua La Rambla (era mais barato que sentar à mesa do restaurante ) e voltamos as compras para a alegria do nosso amigo Felipinho J 

Alguém nos conhece? rs

Flagra
Olha a cara de felicidade rs
Eu já estava seguindo um plano de reeducação alimentar com a minha nutricionista Gabi mas não resisti a qualidade e preço dos chocolates importados e abasteci o meu estoque com chocolates  Milka e Lindt para os próximos dias J O foda foi ter que dividir o meu chocolate com os fominhas Kbeça e Felipinho Torresminho rs
Por que será Torresminho seu novo apelido mesmo? rs

Dia 07 partimos para Rodellar com o carro que alugamos. No caminho paramos em Barbastro e no supermercado “O dia” compramos comida para os próximos dias. Cada um, se não me engano, gastou em média uns 40 euros, o que considerei barato pois compramos o do melhor, inclusive bons vinhos. Eram basicamente 2 grupos, o fitness (Eu, Claudinha, Sandro e Felipinho que posteriormente foi para o outro grupo que era só o Kbeça rs) e o Junk Food (Kbeça e o Felipinho rs). Já era noite e não conseguirmos apreciar na estrada o que nos aguardava para os próximos dias.


Meu objetivo nessa trip era mandar um nono grau trabalhado e/ou um 8ª a vista. Nos hospedamos no vale de rodellar (www.vallederodellar.com). Um lugar muito agradável e que tem uma vendinha para a compra de algumas emergências. Dia seguinte encontramos nosso migo Pitta, Shen, Gabriel do Rio, Sidney, Caio que nos apresentaram os principais setores de Rodellar. Rolou muita confraternização com esses nossos amigos guerreiros e vibe!


UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU. Era tudo lindo, imponente, magnífico. Além das pedras o vale era lindo e percorrido por água cristalina. A primeira vista me senti um pouco intimidada em suas vias imponentes e respeitosas mas aos poucos fui me soltando. As vias são caracterizadas por incríveis pinças de todos os tamanhos nas chorreiras e pelos entalamentos incríveis que as vezes são quase que obrigatórios para se fazer o movimento e nem só para descansar. Quase não há regletes mas para falar a verdade não senti nem um pouco de saudade deles rs. E Olha que amo regletes. A escalada em Rodellar é instintiva, os cruxs são mais contínuos e a cadena sai devido a soma da capacidade física e mental do escalador. Eu que escalo um tanto devagar senti um pouco de dificuldade no início da escalada (Sando e Claudinha: TEMPOOOO rsrsrsrsrs) mas logo fui me adaptando e querendo cada vez mais aquele estilo de escalada para mim! As proteções são justas e as vias são imponentes pela negatividade, altura em cova, beleza...

El Delfin 7c+
Entrei em alguns nonos (Nanuq, El Délfín) para experimentar mas logo desisti do projeto nono grau trabalhado. A escalada era muito diferente da qual estava acostumada e acho que o aprendizado proporcionado pelas inúmeras vias me esperando seria mais satisfatório que me prender a algumas vias. Encadenei alguns sextos, sétimos e oitavos graus maravilhosos. Ou a via saia onsiht, flash ou no máximo em 3 entradas e logo partia para outra. 

Amigos! :)
A via Juan y Fran se nos van (8ª) foi a única que entrei mais vezes (4, 5? Não me lembro rs) pois ela estava molhada e após o beta do Pita a via saiu pois estava fazendo o meio dela de forma um tanto ogra rs. Rodellar é a meca dos 9bs, 9cs e décimos. Não tinha muito 8ª para tentar a vista então também desencanei. A grande surpresa ficou para o último dia de trip que quase mandei meu primeiro 8c flash (María del Ponte Arnés no setor Pince Sans Rire). Com os betas da Claudinha e após ver uma menina escalar, passei os dois cruxs e cai tijolada e hesitada pela imponência da via indo para uma alça de descanso nas chorreiras. Foi muita emoção... Seria meu primeiro 8c fhash e logo ali! J

Marieta Akalski of Canada has climbed Florida (5.14b) in Rodellar, Spain

Dia seguinte partimos para Margalef e Siurana ( famoso pico de escalada por suas placas tecneras). A temporada em Rodellar começava a acabar devido a chegada do inverno chuvoso e iniciava-se a temporada nestes picos.
First Round First Minute - Lembram do Cris Sharma? :)

Em Margalef ficamos em um hotel cujo nome esqueci. Este pico caracteriza-se por pequenos buracos (bidedos, monodedos) em paredes com todo o tipo de inclinação. Não vou mentir que a princípio sair de Rodellar e ir para lá foi pessoalmente um choque de realidade. A escalada mais técnica a princípio não me atraiu muito. Senti muita dificuldade em me encaixar em seus buraquinhos lisebinhas, rs. Numa das poucas vias que entrei, gostei de um 8c que equipei, com um Boulder bem definido, que quase saiu mas não tinha mais dias em Margalef. Acho que pela escalada ser menos física, vimos muitas mulheres, inclusive algumas pareciam estarem bem fora de forma rs, encadenando vias difíceis e dando aula de leveza e técnica.

Margalef e seus micro buraquinhos

 Após 2 dias de escalada em Margalef fomos a Siurana. Lá ficamos no Camping Siurana (www.campingsiurana.com). A escalada lá já era mais técnica ainda e muitooooo dura, rsrsrsrs. Infelizmente pegamos sol forte em todas as paredes e a logística da escalada era complicada. Eu e Claudinha encadenamos um lindo 8ª em Flash (Crosta Pànic no setor El Pati) que no Brasil talvez fosse um 7c, uma das poucas vias mais acessíveis, pois admito que apanhei de um 7b que equipei kkkkkkkk.

El Pati - Siurana
Eu na cadena em Flash da Crosta Pànic e Claudinha ao lado

Resolvemos não insistirmos na escalada em Siurana e fomos para Terradets com direito a parada no caminho na cave de Santa Linya, onde em uma tarde experimentei um 9ª bem factível.
Em Terradets ficamos no Alberg Refugio Cellers (www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Albergue-Refugio-Cellers/Lleida/57832).  Terradets! Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! O que era aquilo! Outro paraíso!!!!!!!!! Mini Rodellar fragmentado em vários picos (Bruixes, Regina...)? 
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! As chorreiras estavam de volta e com total qualidade! Em Bruixes não resiti e equipei mais um 9ª (Occident) que gostei bastante e com alguma malhação poderia sair mas não entrei novamente (não queria perder tempo).

Setor Bruixes em Terradets

 Para a minha alegria em outro dia, em outro setor cujo nome não me lembro (próximo ao rio), quase saiu meu primeiro 8ª a vista sacando J Passei o crux do meio da via e cai no final, finalzinhooooooooo devido a emoção mais erro na leitura... buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa . Agradeço a vibe do Kbeça na segue, da Claudinha lá embaixo e do Sandro na via ao lado, todos já comemorando, buáaaa. Dia seguinte, no setor Regina, quase saiu meu primeiro 8b de verdade em flash (buáaaaaaaaaaa novamente)  que posteriormente escalei bem pior e muito cansada nem quis terminar a via, tanto foi o desgaste mental e físico na primeira entrada.
Me sentia já aclimatada a escalada em chorreiras na Espanha e conseguia perceber nitidamente a minha evolução física e mental. Viver intensamente a escalada longe de seus problemas de trabalho e do dia a dia fazem toda a diferença. É o sonho de todo escalador apaixonado!



 Os dias na Espanha foram vividos com muita escalada, vinho (era vinho todo santo dia, já estávamos levando vinho para a rocha, rs), queijo de cabra, chocolate de qualidade, boas risadas com os amigos e muito aprendizado! 
Ops...
Eu tietando Novato Marín 

Aprendi muito observando os outros escalando também: aprendi com a Marieta do Canadá (encadenou vários décimos incríveis e seu primeiro 11ª, a Flórida no setor Surgência) que tudo é possível, basta ter persistência e gana, com a Tracy (destemida escaladora australiana) que escalada esportiva é feita para bater asas, libertar a alma, se lançar com consciência, com o Novato (Pai de Edu Marin, ele foi da escalada tradicional para a esportiva há pouco tempo e está malhando um 11ª com 63 anos) que se pode escalar forte com mais idade, que nunca é tarde, com o Kbeça aprendi e vivo aprendendo que se você entrou em uma via é preciso dar seu 100% independente do seu resultado, com o mestre Pita (abriu várias vias clássicas no Cipó, RJ e agora em sua casa na Espanha) a técnica e a experiência, com a Claudinha e Sandro (amigos que não conseguiram namorar nesta lua de mel rs) que o “TEMPOOOO” desgasta, rs, e por fim, aprendi com o Felipinho (que ganhou o apelido de Torresminho, rs) que era companheirA minha e da Claudinha que sempre há esperança e a tomar MONSTER se o intestino estiver preso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aniversário de 63 anos de Novato Marín

Retorno ao Brasil triste com seus impostos, com sua exploração, triste com a falta de chorreiras e com a idéia clara em mente que preciso escalar muito Boulder para escalar bem esportiva no Brasil, rs. Mas estou feliz com as possibilidades aqui existentes, com a mente que se abriu e com os meus amigos que sem eles não há felicidade!

Kbeça de olho na Pata Negra

Termino a escalada desse ano com o presente que Cambotas me deu! A cadena de duas vias de superação: Baraka redpoint e Marvada Onça em flash. Como AMO Cambotas, me lembra um tanto a Espanha apesar de não ter chorreiras!

Cambotas :)

Espero que 2015 seja ainda melhor! Obrigada amigos por fazerem parte dele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário