segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COLÔMBIA PARTE 2


Bom, continuando o relato da Colômbia...
Na Quarta após muita correria (subir a trilha do abrigo da Adriana às vias de Machetá, desequipar  os projetos montados, descer a trilha, arrumar as coisas  e retornar a Bogotá) finalmente encontramos nossos amigos colombianos e partimos de carro rumo a tão sonhada Florián.
A pequena cidade de Florián fica a cerca de 300 km de Bogotá e uma parte do acesso se faz por estrada de terra. Tem como ponto turístico uma linda cachoeira que cai por 300 m após atravessar uma gruta cheia de estalactites (o delírio da escalada). Esta formação natural maravilhosa é conhecida como Ventanas de Tisquizoque.
 
Archivo:Ventanas de Tisquizoque.jpg
 

Chegamos em plena festa da cidade e arrumar um lugar para 5 pessoas ficarem não foi nada fácil rs. Depois de muito procurarmos ficamos na casa de um amigo do Vicente, amigo local da "Galera" com quem estávamos. Os colombianos são muito receptivos.
 
Dormimos e após um excelente café da manhã (prato de futas, arepas e café ou tinto, rs) fomos escalar. Estava chovendo mas isso não é problema para a escalada em Florián, Obaaaaaaaaaaa!!!

 O setor da "Cueva" é muito incrível e lembra o filme de Indiana Jones como disse bem o Kbeça. Após um portal de pedra atravessamos duas pontes adrenantes de madeira sobre o rio que forma a bela cachoeira adiante. Logo após uma caminhada de apenas 5 min neste cenário se encontram as incríveis chorreiras de Florian. Um lugar imponente e surreal!!!
 
 
 
 Nos deliciamos em suas chorreiras mega aderentes!
Durante os próximos dias entrei em dois sextos graus alucinantes (infelizmente ainda não há muitas vias mais fáceis lá) , mandei um 8ª que quase saiu flash e infelizmente, somente no penúltimo dia, entrei num 9ª alucinante que me encaixei bem mas a mão já não mais aguentava apertar as chorreiras machuquentas , rs.
 
O local ainda conta com poucas vias (setor novo) porém todas as quais tive o prazer de experimentar foram inesquecíveis!
Após Florián ainda retornamos a Machetá após carona e hospedagem com outros amigos que foram nos apresentados.

Em Machetá encadenei a Putas de Yoyo (um oitavo grau incrível de teto em mega agarrões com um crux bem definido ), La Terapia (pendente na primeira ida a lá) e outras vias. Equipei a linda Nueva Escuela 8b para conhecer e el Mago 9c para o Kbeça mandar flash após indicação de nossos amigos. Com certeza malharia e quem sabe não sairia meu primeiro 9c nesta trip (me encaixei bem nos lances) mas em trip de escalada tenho a consciência que não se deve bitolar muito em uma via e sim tentar usufruir e conhecer o máximo de vias possíveis. Fica o sonho de quem sabe retornar e mandar os projetos pendentes... mas são tantos lugares no mundo ainda por conhecer... aiaiaiaiaia
 

2 comentários: